John Zorn

saxofone

John Zorn nasceu em Nova Iorque em 1953. Antes de iniciar os seus estudos clássicos de saxofone na Webster College, em St. Louis, no início da década de setenta, tocou uma enorme variedade de instrumentos.
As inspirações iniciais chegaram-lhe de Charles Ives, John Cage e Harry Patch interessando-se rápidamente por figuras como Ornette Coleman, Anthony Braxton ou Roscoe Mitchell.
John Zorn é um dos membros fundadores dos míticos Naked City e compôs grande parte dos temas do grupo. Escreveu bandas-sonoras para filmes de ficção e de animação e compôs inúmeras peças para os mais diversos suportes instrumentais. A sua associação com músicos aclamados tem sido uma constante ao longo das últimas décadas, assim como as digressões pelos EUA, Europa e Japão, e é considerado um mestre na arte de transformar um estúdio de gravação num verdadeiro instrumento de composição.

Em 1995 fundou a editora Tzadik, na qual tem editado os seus trabalhos desde essa data, assim como os trabalhos de uma lista de músicos infindável de entre os quais podemos destacar Derek Bailey, Fred Frith, Zeena Parkins, Ikue Mori, Julius Hemphill, Marc Ribot, Elliot Shart, Wayne Horvitz, Wadada Leo Smith, Gerry Hemingway, Mike Patton, Mark Feldman, etc.

Tão conhecido pela sua fertilidade criativa como pelo seu génio bizarro, John Zorn estabeleceu um padrão de criatividade transgressora que dificilmente será igualado por qualquer outro músico em actividade.


Links:
John Zorn

all of the albums on one page

Masada:John Zorn's jazz band

http://www.tzadik.com