Helder Bruno Martins

piano

Nasceu em 1976 em Coimbra.
Iniciou o estudo de Piano clássico aos 5 anos.
Aos 11 anos entra para o Conservatório de Música de Coimbra para o curso de Piano Clássico. Foi Pianista da Orquestra de Música Ligeira do Conservatório. Em 96 concluiu o curso do mesmo.
Estudou na Escola de Jazz do Porto com Paulo Gomes. Foi pianista da Orquestra de Dixieland da mesma escola.
É licenciado em Educação Musical pela ESE de Coimbra. Frequentou cursos de Pedagogia com o Prof. Dr. Edwin Gordon, Prof. Dr. Jacques Chapuis.
Estudou Direcção Coral e de Orquestra com o Prof. António Saiote e com o Dr. Virgílio Caseiro.
Frequentou workshops de Jazz com Carlos Martins, Carlos Barretto, João Maurílio, Carlo Morena, Bernardo Moreira, entre outros.
Estudou Improvisação com Carlos Zíngaro, Richard Teitelbaum, Ed Neumeister.
Gravou com Miguel Guedes da Banda rock Blind Zero, gravou para a colectânea Manifestasons editado pela ACERT - Tondela, foi pianista convidado para o disco do Uruguaio Andrés Stagnaro recentemente gravado em Portugal e que irá ser editado pela EloIbéria.
Acompanhou Né Ladeiras na digressão de 98, e costuma ser músico convidado de Jorge Palma para alguns concertos dos quais se destacam Tondefesta 98 e Jorge Palma "só" - realizado em Coimbra em Abril de 99.
Compôs para trabalhos coreográficos da Escola Superior de Dança, compôs para o 4º Congresso ELIA (european league of institutes of arts) realizado na Fundação Calouste Gulbenkian.
Representou Portugal com mais três músicos nacionais num encontro organizado pela Comissão Europeia de Reintegração dos Países de Leste denominado Art and Culture na República da Eslováquia. Actualmente toca em projectos diversificados como Maré Alta, Cool Train Trio, Baladas Bailadas, Colectivo de Improvisação de Lisboa, e a solo. Orientador de diversos workshops de Música Improvisada e Contemporânea .