Hugo Danin

bateria

Nasceu em 1977, no seio de uma família com tradições musicais.
Influenciado pelo seu pai, cedo se apaixona pela bateria e aos 15 anos vai para Vigo, onde frequentou o Conservatório de Música Mayeusis, orientado pelo professor Marcos Valcárcel. Posteriormente, completa o 1º e o 2º curso de bateria da classe de Salvador Niebla, em Vigo e Pontevedra, respectiva- mente. Como elemento do grupo de percussão do Conservatório Mayeusis, realiza concertos didácticos em várias escolas e auditórios: Caixavigo, auditório Municipal de Caminha, Ponteareas, etc.
No ano lectivo de 95/96 é convidado como monitor assistente do programa Escola de Música da escolaC+S de Caminha e como monitor no Workshop de percussão no âmbito das comemorações da Semana da Música, nesse mesmo estabelecimento de ensino.
Em 1997 é convidado pela Rádio Televisão Galega a participar nos programas Luar e Galiza Terra Única. Nesse mesmo ano, participa na tournée de Albetto Comesa (Amistades Peligrosas) no musical Galiza é única. Participa ainda como convidado na orquestra EI gran combo dei Malécon. Integra, também, o quarteto de jazz MMJazz e o septeto de latin jazz Maleblues (Vigo).
Em 1998 frequenta a Drummers Collective de Nova Iorque, onde estuda com: Kin Planfield, Michael Lauren, Chris Lacinak, Bobby Sanabria, Mark Wa1ker, Ian Froman, Memo Acevedo, Fred Klatz, Fralik Katz;
Lincoln Goines,Jim Paine, Cliff Kornlan, Bob Quaranta, Saandy Genaro, Mike Clark.
Participa em vários Workshops de percussão: Rod Morgenstein, Ignácio Berroa, Glen Velez, Bemard Purdie, Will Kennedy (Yel1ow Jackets), JeffHamilton, Mike Clark, Danny Carey, Jojo Mayer e Nicko McBrain.
Em 98/99 leccionaa disciplina de bateria na Flauta de Hamelin - Centro de ensino
Musical de Braga, vindo a integar, nesse mesmo ano o trio Rebop com Manuel Beleza e Eduardo Silva. Participa no 1º Festival Bragajazz, em 2000, com Manuel Beleza - trio.
Em 2001 funda o Atelier de percussão Hugo Danin no Quartel do Bom Pastor (espaço gentilmente cedido pelo IASFA), onde lecciona e desenvolve projectos próprios
e/ou em conjunto com outros músicos e artistas.
Actualmente é free-Iancer, lecciona no Instituto Orff do Porto (disciplina Percussão - Bateria) e participa em vários projectos, como baterista e percussionista: Manuel Beleza trio (Manuel Beleza, Toniko Goulart); Trio de Jazz com Pedro Cardoso (guitarrista dos Ornatos Violeta) e Eduardo Silva; André Indiana; Sloppy Joe; Quarto Jazz; J. Davis quarteto; e Cooking Jungle (com Miguel Barros dos Zen no Baixo e Lukkas na Electrónica).

"Cooking Jungle":
Hugo Danin (bateria)
Miguel Barros (baixo)
LuKKas (electrónica)
Frederico Monteiro (guitarra)