BOLSA AÇÃO CULTURAL 2024
A BAC (Bolsa Ação Cultural) pretende ser um estímulo à iniciativa artística e cultural local, através do apoio financeiro para o desenvolvimento e implementação de dois projetos. A seleção é feita por Open Call, num processo de candidatura simplificado, de forma a que exigências burocráticas não sejam um entrave à realização de novos projetos a nível local.
Este concurso, nesta primeira edição, pretendeu sobretudo premiar e apoiar a iniciativa cidadã em Paredes de Coura, sendo restrito a instituições sediadas no concelho, assim como a grupos informais de residentes ou estudantes em Paredes de Coura. As ações dos projetos propostas tinham de ser desenvolvidas no concelho de Paredes de Coura.
Deviam contribuir para o desenvolvimento cultural no território, podendo adquirir a forma de eventos, festivais, ciclos de programação, exposições, tertúlias, percursos culturais, entre outros.
O regulamento do prémio pode ser consultado nesta página.
O regulamento do prémio pode ser consultado nesta página.
PROJETOS VENCEDORES
Para a edição de 2024, a Associação Cultural Rock'n'Cave decidiu apoiar os projetos Xapas Sessions e Sarronco. A decisão foi sustentada pelos critérios de avaliação presentes no regulamento do prémio.
Xapas Sessions
Formado por um grupo de amigos com a missão de espalhar o rock, este projeto visa promover a música e as artes visuais emergentes, diversificando assim a oferta cultural do Alto Minho. A iniciativa, existente desde 2022, conta com atividades ao longo do ano, como concertos, exposições, residências, workshops e eventos participativos. Parceiro do espaço Xapas Lounge, onde costumam organizar as suas atividades, o Xapas Sessions demonstra um grande impacto comunitário, o que lhe valeu destaque no panorama musical nacional.
Sarronco
Promovido pela Associação de Rubiães, este projeto quer preservar a tradição do entrudo galaico-português em Paredes de Coura. Considerado precursor do Carnaval, este folguedo está associado à passagem do inverno para a primavera, o início de um novo ciclo da terra. Em Rubiães, o entrudo envolvia a queima de um boneco de palha com uns grandes cornos chamado "Sarronco" ao som de esconjuros populares. A iniciativa premiada procura recuperar este ritual, acompanhando-o com música ao vivo, desfiles de máscaras e uma refeição comunitária.
Próximas edições da BAC a anunciar.