BOLSA AÇÃO CULTURAL 2024


Open call até 15 de abril de 2024




A BAC (Bolsa Ação Cultural) pretende ser um estímulo à iniciativa artística e cultural local, através do apoio financeiro para o desenvolvimento e implementação de dois projetos. A seleção será feita por Open Call, num processo de candidatura simplificado, de forma a que exigências burocráticas não sejam um entrave à realização de novos projetos a nível local.
Este concurso, nesta primeira edição, pretende sobretudo premiar e apoiar a iniciativa cidadã em Paredes de Coura, sendo restrito a instituições sediadas no concelho, assim como a grupos informais de residentes ou estudantes em Paredes de Coura. As ações dos projetos propostas terão de ser também desenvolvidas no concelho de Paredes de Coura.
Deverão contribuir para o desenvolvimento cultural no território, podendo adquirir a forma de eventos, festivais, ciclos de programação, exposições, tertúlias, percursos culturais, entre outros.

Para concorrer à bolsa, basta preencher este formulário.


REGULAMENTO



1. Enquadramento e objetivos


1.1. Sobre a Associação Cultural Rock’n’Cave
A Rock’n’Cave é uma associação cultural sem fins lucrativos, fundada em 1997, que tem por objetivo promover, divulgar e dinamizar a cultura em todas as suas vertentes. Ao longo de mais de duas décadas tem vindo a desenvolver a criação, produção e apresentação de espetáculos, eventos e festivais, colaborando regularmente na curadoria e gestão de projetos culturais. Contribui com todas as suas iniciativas para que a cultura profundamente radicada na criação contemporânea marque presença viva e multiplicadora na sociedade.

1.2. O que é a Bolsa Ação Cultural?
A BAC - Bolsa Ação Cultural pretende ser um estímulo à iniciativa artística e cultural local, através do apoio financeiro para o desenvolvimento e implementação de 2 projetos. A seleção será feita por Open Call, num processo de candidatura simplificado, de forma a que exigências burocráticas não sejam um entrave à realização de novos projetos a nível local. Este concurso, nesta primeira edição, pretende sobretudo premiar e apoiar a iniciativa cidadã em Paredes de Coura, sendo restrito a instituições sediadas no concelho, assim como a grupos informais de residentes ou estudantes em Paredes de Coura. As ações dos projetos propostas terão de ser também desenvolvidas no concelho de Paredes de Coura. Deverão contribuir para o desenvolvimento cultural no território, podendo adquirir a forma de eventos, festivais, ciclos de programação, exposições, tertúlias, percursos culturais, entre outros. 


2. Elegibilidade


Os projetos candidatos devem ocorrer exclusivamente em Paredes de Coura.
Os participantes podem concorrer a título individual ou coletivo, de qualquer idade ou nacionalidade, desde que cumpram os seguintes requisitos:
a) Estar sediada em Paredes de Coura, se se tratar de uma instituição
b) Residir ou estudar em Paredes de Coura, em caso de candidatura individual ou em grupo informal


3. Proteção de dados


A participação no concurso mediante a apresentação de candidatura pressupõe o consentimento para a recolha, utilização, registo e tratamento dos dados pessoais do candidato fornecidos para uso interno.


4. Candidaturas


A submissão das candidaturas às Bolsas implica a aceitação e vinculação ao presente Regulamento.
Esta convocatória destina-se a atividades exclusivamente em Paredes de Coura, entre janeiro e dezembro de 2024, podendo estas já ter tido início ou ocorrido aquando da candidatura.

As candidaturas podem ser apresentadas até às 23h59 do dia 15 de abril de 2024. As candidaturas entregues fora de prazo não serão consideradas.

As propostas poderão ser apresentadas a título individual ou coletivo através do preenchimento do formulário disponível online, onde constará:

a) Identificação completa dos Candidatos, contendo os seguintes elementos:
  • Denominação
  • NIF
  • Sede
  • Documento de constituição e cópia dos estatutos da Associação/Organização (se aplicável)

b) Projeto em formato PDF com máximo de 6 páginas (letra Arial em tamanho 11), contendo os seguintes elementos:
  • Título do Projeto
  • Resumo
  • Fundamentação - necessidade do projeto em Paredes de Coura
  • Objetivo
  • Descrição detalhada das atividades a desenvolver
  • Equipa
  • Calendário de execução
  • Orçamento simplificado

Os candidatos poderão apresentar documentos complementares que considerem relevantes para a avaliação do projeto no formulário.


5. Deliberação do Júri


Os resultados serão anunciados por email e nas redes sociais da associação até ao dia 15 de maio.
a) As iniciativas candidatas serão submetidas à avaliação de um Júri, ao qual competirá decidir, em deliberação própria, os vencedores.
b) O Júri será composto por elementos dos orgãos sociais da Associação e figuras independentes de várias áreas da cultura, convidadas para o efeito pela Associação Cultural Rock’n’Cave.
c) A Associação comunicará a todos os candidatos o resultado da deliberação do Júri por e-mail remetido para o endereço indicado no formulário aquando da candidatura.
d) Da deliberação do Júri não caberá reclamação nem recurso.
e) A Associação Cultural Rock’n’Cave reserva o direito de não atribuição de prémio caso as propostas apresentadas não sejam consideradas meritórias pelo júri.


6. Critérios de avaliação


As candidaturas serão analisadas de acordo com os seguintes critérios, entre si igualmente relevantes. A correspondência a estes critérios será valorizada no momento de avaliação, embora não seja obrigatório que um projeto corresponda a todos os parâmetros enumerados.
a) Inovação e pioneirismo;
b) Relevância do projeto para o território abrangido;
c) Existência de colaborações com outras instituições nacionais ou internacionais;
d) Estratégia de comunicação adequada ao território;
e) contribuir para o acesso à cultura e a práticas artísticas, em qualquer área;
f) promover o intercâmbio entre gerações;
g) contribuir para a dinamização cultural do território


7. Prémios e execução do projeto


As iniciativas concorrem a dois prémios de 500 € cada. Deste valor, 60% será entregue logo após a atribuição e os restantes 40% no final do projeto, mediante entrega de relatório da execução da atividade.

As iniciativas vencedoras das Bolsas devem:
a) comunicar qualquer alteração à atividade antecipadamente
b) enviar um relatório final de execução do projeto com limite de 3 páginas
c) emitir um documento comprovativo dos montantes pecuniários recebidos. Este documento poderá ser uma fatura, recibo verde, ou outro comprovativo a combinar com a Associação Cultural Rock’n’Cave.


8. Esclarecimentos


Todas as questões relacionadas com o presente concurso podem ser enviadas para: geral@rockncave.org


︎ +351 964 191 064

︎
+351 964 191 064