PLANO DE AMPLIFICAÇÃO MUSICAL E CULTURAL PARA CASTELO DE PAIVA





O PAMPA — Plano de Amplificação Musical e Cultural para Castelo de Paiva — é uma proposta da Rock’n’Cave, em parceria com o Município de Castelo de Paiva, que pretende explorar a música em vários formatos, proporcionando à população a experiência de se envolver ativamente na execução do projeto.

Vamos desenvolver várias atividades musicais e culturais durante o biénio 2024/2025, em parceria com escolas e associações locais.

O objetivo é introduzir os participantes a novos géneros e técnicas musicais, usando estrategicamente o Rock como ponto de partida pelo seu cruzamento histórico com vários estilos e influências, bem como pela sua ligação a práticas artísticas experimentais, que promovem a criatividade e a liberdade de expressão.

Além de várias residências e formações destinadas a jovens músicos, o PAMPA irá realizar atividades paralelas abertas a pessoas sem formação musical em cada evento, como concertos, caminhadas culturais, workshops e conversas.  
Fica a conhecer todos os eventos que vão ser realizados no âmbito do PAMPA e descobre como podes participar.

Para saber mais sobre este projeto e como participar, basta contactar-nos para geral@rockncave.org ou preencher este formulário









RESIDÊNCIA DE INTECÂMBIO
A. M. Castelo de Paiva x Escola do Rock P. de Coura
24_25 FEVEREIRO 2024


O PAMPA começa com uma residência de intercâmbio entre alunos da Academia de Música de Castelo de Paiva e da Escola do Rock Paredes de Coura. Estas residências, atividades habituais promovidas pela Escola do Rock em diferentes localidades, são um momento de partilha de conhecimentos entre os alunos e formadores de diferentes escolas. Durante 2 dias, alunos da Escola do Rock vão trabalhar com o Coro do 8º e 9º ano e a Orquestra Ligeira da A.M. Castelo de Paiva, resultando na apresentação de um concerto final conjunto.

Concerto final: 25 de fevereiro, 18h, Auditório Municipal 







CINE-MÚSICA
Oficina de Música para Filmes com Space Ensemble
Datas a anunciar


A segunda atividade do PAMPA será a Oficina Cine-Música, uma residência musical de curta duração para trabalhar com estudantes com e sem formação musical. A oficina aborda a criação de músicas para cinema através de técnicas como improvisação livre, improvisação dirigida, e construção e utilização de instrumentos reciclados ou menos convencionais. O objetivo de estimular os participantes a serem criativos, confiantes das suas capacidades enquanto músicos e a trabalhar em equipa.

Mais informações brevemente.







ROCK’N’CAMP
Residência criativa no meio da natureza
Datas a anunciar


O Rock'n'Camp é uma residência criativa de 3 a 4 dias que pretende trazer jovens com formação musical, de várias idades, para um ambiente original e inovador. Privilegiando o contacto com a natureza, o Rock'n'Camp leva a música rock e a sua tradição de experimentação, criação, liberdade e entreajuda para sítios recônditos onde os alunos podem imergir num ambiente de aprendizagem único, que potencie a troca de conhecimentos e ideias criativas, ao mesmo tempo que lhes permite conectarem-se com as pessoas e o território, usando o que os rodeia como estímulo para a criação artística.

Mais informações brevemente.







VIRA FEST
Encontro de Projetos de Educação Musical
Datas a anunciar


O Vira Fest é um evento onde a escola de música vira festival. Escolas e projetos de educação musical são convidados a apresentar os seus métodos de ensino mais inovadores e a trazer combos e bandas para atuarem em diferentes locais. No processo, trocamos experiências e conhecimentos sobre boas práticas no ensino da música e sobre o melhor que cada projeto educativo tem para oferecer, através de conversas, workshops e outras atividades. As atividades deste festival vão espalhar-se por vários locais de Castelo de Paiva, levando a música a novos públicos e criando um percurso musical pelo território.

Mais informações brevemente.








FICHA TÉCNICA

Iniciativa e produção: Associação Cultural Rock’n’Cave

Apoio: República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes. Programa de apoio em parceria Arte e Coesão Territorial (DG Artes e OPAC)

Parceiros: Município de Castelo de PaivaAcademia de Música de Castelo de Paiva, Escola Estúdio do Pejão, Escola do Rock Paredes de Coura, Space Ensemble








︎ +351 914 624 863

︎
+351 964 191 064