VIRA FEST


O Vira Fest é um evento dedicado a alunos e formadores de escolas e projetos de educação musical de Portugal e da Galiza. Ano após ano, convida aprendizes de música e os seus formadores a subir ao palco para apresentar o seu trabalho e trocar conhecimentos sobre o melhor que cada uma das escolas/projetos tem para oferecer. Um festival onde alunos e professores são cabeças de cartaz.

Criado em 2018, o Vira Fest surge de uma tour da Escola de Rock do Paredes de Coura por Castelo de Paiva e Porto. Após partilhar palcos com outras escolas de música, como a Academia de Música de Castelo de Paiva e a Escola Estúdio do Pejão, tornou-se evidente a necessidade de criar encontros regulares entre projetos de educação musical na região. Desta forma, não só garante um espaço de partilha de experiências e boas práticas, como também torna visíveis os diferentes percursos que a música pode oferecer aos jovens – e menos jovens.

Assim, novas edições foram realizadas em Vigo (2019), Tomiño, Ponteareas e Nigrán (2021) e Paredes de Coura (2022, 2023), convidando cada vez mais escolas e projetos de educação artística não-formal, e diversificando as suas atividades. Nos últimos anos, o evento tem incorporado palestras sobre boas práticas no ensino da música, showcases de apresentação dos diferentes projetos/bandas, workshops, documentários, conversas, jam sessions abertas à participação do público e concertos para todos os gostos.

Ao longo dos anos foram participando projetos como RockSchool Porto, Estudo Bonobo (Pontevedra), Escola Municipal de Música de Vigo, Conservatório de Música do Porto, Academia Musical de Monção, Tocá Rufar (Seixal), Escola Gain Over (Nigrán), Skoola (Lisboa) e Comédias do Minho, entre muitos outros. O festival tem demonstrado o seu potencial para contribuir para a coesão territorial e o diálogo transfronteiriço.

Para mais informações, incluindo programas e reportagens fotográficas, consultar:
https://escoladorock.paredesdecoura.pt/Vira-Fest



2023

2019



EDIÇÃO 2023 - PAREDES DE COURA





EDIÇÃO 2022 - PAREDES DE COURA





EDIÇÃO 2021 - TOMIÑO,  PONTEAREAS E NIGRÁN





EDIÇÃO 2019 - VIGO





EDIÇÃO 2018 - CASTELO DE PAIVA E PORTO





GALERIA DE CARTAZES






FICHA TÉCNICA 


Organização: Associação Cultural Rock’n’Cave

Coprodução: Município de Paredes de Coura

Direção de Programação: Nuno Alves

Produção: Margarida Meira

Comunicação: Sofia Pancada, Inês Venâncio 

Design: Margarida Macedo, Laura Palma

Vídeo e fotografia (captação e edição): Paula Jiménez, Rui Ferreira, Hugo Delgado, Patrick Esteves, Inês Venâncio, Filipe Barreiro



︎ +351 964 191 064

︎
+351 964 191 064