
BOLSA AÇÃO CULTURAL 2025
A BAC (Bolsa Ação Cultural) pretende ser um estímulo à iniciativa artística e cultural local, através do apoio financeiro para o desenvolvimento e implementação de dois projetos. Os dois projetos vencedores recebem 500€ cada.
As ações dos projetos propostas têm de ser desenvolvidas no concelho de Paredes de Coura.
A seleção é feita por Open Call, num processo de candidatura simplificado, de forma a que exigências burocráticas não sejam um entrave à realização de novos projetos a nível local.
Este concurso pretende premiar e apoiar a iniciativa cidadã em Paredes de Coura, sendo restrito a organizações sediadas no concelho e grupos informais de residentes ou estudantes em Paredes de Coura.
Os projetos devem contribuir para o desenvolvimento cultural do território, podendo adquirir a forma de eventos, festivais, ciclos de programação, exposições, tertúlias, percursos culturais, entre outros.
︎ FORMULÁRIO DE CANDIDATURA
︎DOCUMENTO MODELO PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS
︎ REGULAMENTO
PROJETOS VENCEDORES
Na edição de 2025, a Associação Cultural Rock'n'Cave decidiu apoiar os projetos Chester Sessions e Vamos Dar Uma Volta. A decisão foi sustentada pelos critérios de avaliação presentes no regulamento do prémio.

Chester Sessions
Chester Sessions, da Matéria Triangular, é um projeto que propõe a criação de um clube de leitura e de um espaço artístico com encontros mensais no espaço do Xapas, em Paredes de Coura, tradicionalmente ligado ao rock. Tem como símbolo o sofá clássico Chester — sinónimo de conforto — que se pretende também um lugar de leitura, escuta e fruição num outro tempo: mais lento e dedicado. Um espaço onde não faltarão livros, música, conversas e exposições, em sessões abertas e construídas com a comunidade.
O apoio da BAC foi um impulso para arrancar com este projeto e suportar as primeiras despesas.
Segue este projeto através do site, newsletter e instagram.

Vamos dar uma volta
Vamos dar uma volta, do Jabillo Ensamble é um projeto formado por músicos luso-venezuelanos que, através de concertos e workshops, quer promover encontros para aproximar a população migrante dos habitantes locais, incentivando a empatia, o convívio, a colaboração e o intercâmbio cultural.
Com o apoio da BAC, compraram material técnico que lhes permite fazer as suas atividades com mais regularidade e autonomia.
Segue este projeto através do instagram.
EDIÇÕES ANTERIORES

BOLSA AÇÃO CULTURAL 2024
1ª edição
Vencedores
XAPAS SESSIONs
Sarronco - Associação de Rubiães