FORMAÇÃO EM EMPREENDEDORISMO CULTURAL


14 | 15 | 16 OUTUBRO — ELEVADORA, PAREDES DE COURA



COMO CRIAR, GERIR, PROGRAMAR E COMUNICAR CULTURA EM TERRITÓRIOS DE BAIXA DENSIDADE HOJE?

A Associação Cultural Rock’n’Cave, numa coprodução com o Space Creative Tech Hub e com o apoio da Câmara Municipal de Paredes de Coura (no âmbito do projeto Empreende Makers), vai dinamizar uma série de Formações em Empreendedorismo Cultural para te ajudar a entrar no mundo da Cultura. Cumprindo o objetivo da Rock‘n’Cave de promover, divulgar e dinamizar a cultura em todas as suas vertentes, este ciclo de formações de carácter intermitente na área da produção, gestão e comunicação cultural pretende criar um espaço para trocar ideias e conhecimentos sobre as melhores práticas de empreendedorismo nesta área, com foco na dinamização de atividades em territórios de baixa densidade.

A 1ª sessão destas formações será dinamizada em parceria com a Academia Gerador, nos dias 14, 15 e 16 de outubro, na ELEVADORA - Centro de Capacitação Empresarial de Paredes de Coura, e irá focar-se nos temas Planeamento na Produção de Eventos Culturais (dias 14 e 15) e Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais (dia 16). Estas ações de formação destinam-se a um público restrito de Paredes de Coura, nomeadamente associados da Rock‘n’Cave e de outras associações sem fins lucrativos do concelho, estudantes e pessoas em situação de desemprego ou inatividade.




PROGRAMA


Estas formações conferem diploma certificado pela Academia Gerador.


Planeamento na Produção de Eventos Culturais

14 e 15 OUTUBRO | 9h30—17h

COMO IR DA IDEIA À PRÁTICA?

O curso Planeamento na Produção de Eventos Culturais, orientado por Miguel Bica, vai falar dos instrumentos indispensáveis para fazer o planeamento de iniciativas culturais e artísticas. Tudo alicerçado numa dimensão prática bem forte. Os participantes vão aprender a identificar as diferentes áreas da produção cultural, perceber quais as principais tendências do mercado e refletir sobre o panorama cultural em Portugal, ficar a dominar as terminologias e métodos próprios da área de produção, conhecer as várias fases da produção, atribuindo-lhes recursos, responsabilidades e tempos, desenvolver autonomia no pensamento e estimular a análise crítica.


SOBRE MIGUEL BICA (FORMADOR)

O Miguel gosta de fazer coisas acontecer e de pensar como se constrói uma experiência, na sua relação com o público, os artistas, o espaço e o ecossistema em que ela se insere. Colaborou na produção de festivais de cinema como o Indie Lisboa e o Doc Lisboa e foi gestor do projeto PTBluestation. Em 2014 foi um dos fundadores do Gerador. É hoje vice-presidente e director de produção. É ao Gerador que se dedica diariamente, de corpo e alma, sendo também formador na área da produção de eventos culturais e orientador de projecto final na WorldAcademy.





Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais

16 OUTUBRO | 9h30—13h15


COMO OBTER FINANCIAMENTO NACIONAL PARA PROJETOS ARTÍSTICOS E CULTURAIS?

Neste workshop de 3h30, orientado pela produtora cultural Magda Bull, os participantes vão  adquirir alguns conhecimentos base que lhes permitam identificar oportunidades de financiamento nacional (público e privado) para os seus projetos artísticos, nas artes performativas e artes visuais. No final da sessão vão ter as ferramentas necessárias para começar a elaborar uma candidatura do seu projeto a financiamento.


SOBRE MAGDA BULL (FORMADORA)

Magda Bull é produtora cultural, formada em produção e gestão de dança contemporânea (Forum Dança, 2001) e produção criativa em televisão (Uni. Independente, 2004). Nas duas últimas décadas, tem trabalhado com diversos artistas independentes e estruturas nacionais de criação, produção e programação de dança, teatro e audiovisual.
Ao longo da sua experiência profissional teve oportunidade de trabalhar com diferentes programas de financiamento público e privado. Colaborou, enquanto técnica especializada, com a Direção-Geral das Artes (2017-2018) no âmbito do novo modelo de apoio às artes/programa de Apoio Sustentado 2018-2021. Desde 2018 que trabalha como gestora cultural na Companhia Olga Roriz.



LOCAL


Elevadora - Centro de Capacitação Empresarial de Paredes de Coura
Largo Dona Maria Luiza Abreu Antas, Paredes de Coura
(espaço do antigo Mercado Municipal)





INSCRIÇÕES


A inscrição é gratuita.
Método de inscrição: enviar email para rockncave@gmail.com com nome, idade e informação que confirme o preenchimento dos requisitos.  




FICHA TÉCNICA 



ORGANIZAÇÃO
Associação Cultural Rock’n’Cave
Space Creative Tech Hub

APOIOS
Câmara Municipal Paredes de Coura
Elevadora - Centro de Capacitação Empresarial de Paredes de Coura

PARCEIRO
Academia Gerador


︎ +351 964 191 064

︎
+351 964 191 064